25 de fevereiro de 2016

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O 8º PRÊMIO VIVA LEITURA E VÃO ATÉ 13 DE MARÇO


Escolas, bibliotecas, entidades e cidadãos de todas as idades que desenvolvam projetos de formação de leitores em todo o Brasil têm até 13 de março para se inscrever gratuitamente no 8º Prêmio Viva Leitura. Nesta edição, quatro iniciativas dividirão R$ 100 mil.

A ação conjunta dos ministérios da Educação e da Cultura busca reconhecer as melhores experiências de promoção da leitura no país. Este ano, a novidade é o interesse por projetos que tenham crianças e jovens como protagonistas. Além da possibilidade de fazer a inscrição individualmente, com autorização dos responsáveis, eles também podem aparecer no público-alvo das iniciativas.

Serão escolhidos projetos em quatro categorias:
• Biblioteca Viva, para bibliotecas comunitárias e públicas.
• Escola Promotora de Leitura, para instituições públicas.
• Território da Leitura, para entidades que promovam o hábito da leitura em espaços diversos.
• Cidadão Promotor de Leitura, para ações individuais.

Cada iniciativa vencedora receberá R$ 25 mil.

Além do incentivo em dinheiro aos projetos vencedores, o prêmio distingue, com a menção honrosa José Mindlin, iniciativas que se destaquem pelo impacto e abrangência.

Incentivo — Criado em 2006, após o Ano Ibero-Americano da Leitura, o Viva Leitura integra as ações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) como uma forma de incentivar a sociedade e mapear as ações desenvolvidas fora do âmbito governamental. Desde a primeira edição, o prêmio teve mais de 13 mil projetos inscritos, um número expressivo, que precisa ser conhecido para gerar novos frutos.

O prêmio conta também com a parceria da Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI). Além disso, tem o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e da Fundação Santillana, da Espanha.

As inscrições e outras informações podem ser obtidas no endereço http://www.premiovivaleitura.org.br/ 

Fonte:MEC 


Nenhum comentário:

Postar um comentário