quarta-feira, 27 de abril de 2016

AS COMUNIDADES DE LAGOA DOCE, MANGUE SECO I E MANGUE SECO II PRESTIGIAM O SUAS NA COMUNIDADE.


A Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS realizou no dia 19 de Abril de 2016, junto as comunidades: Lagoa de Baixo, Mangue Seco I e Mangue Seco II, a segunda ação do SUAS na Comunidade, em que esta iniciativa possui a finalidade de levar às comunidades de Guamaré/RN, os setores e serviços oferecidos pela referida Secretaria, a fim de promover o conhecimento e o acesso aos usuários, bem como torna-los protagonistas do próprio direito, fomentando assim o interesse pela participação social.



A Secretária Municipal de Assistência Social, Sra. Marisa Rodrigues da Silva fez a abertura do SUAS na Comunidade apresentando ao público presente que esta iniciativa possibilita orientações e o acesso aos mais diversos programas e serviços que a Assistência Social oferece aos seus usuários a nível municipal, levando em consideração as informações repassadas pela Vigilância Social que identifica aquelas pessoas, famílias que precisam ser incluídas no Sistema Único de Assistência Social com o intuito maior de garantir os direitos aos seus beneficiados.



Em seguida, a assistente social Lais, destacou sobre a problemática da microcefalia, como uma forma de prevenir através de informações, e orientar através de situações do dia a dia os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito causador da doença acima citada.


Dando seguimento a programação, foi realizado o Fórum dos Usuários – Controle e Participação Social na Comunidade, em que a Sra. Juliana Bezerra, Coordenadora do ACESSUAS Trabalho, apresentou aos usuários um vídeo em que o mesmo abordou como funciona o controle social e a importância da participação da sociedade civil dentro dos Conselhos Municipais, e assim provocar a participação e o conhecimento dos anseios e problemas enfrentados pelos usuários das localidades presentes. Abrindo posteriormente para o debate, e em seguida foi realizada a escolha de dois representantes de cada localidade escolhidos democraticamente pelos usuários do SUAS presentes no evento para participação do II Fórum do Selo Unicef. Ao final do Fórum dos Usuários, o NUCA apresentou a Peça Teatral “Os Direitos Socioassistenciais”, está apresentação teatral objetivou repassar aos usuários do SUAS o conhecimento dos programas e serviços oferecidos pela Assistência Social no município de Guamaré.


O intuito deste momento, foi expor para os usuários as resoluções dos Encontros Preparatórios – 2014 e Pré Fóruns Comunitários realizados no ano de 2015, vislumbrando os problemas e os avanços alcançados no âmbito da politica social de Assistência Social em nosso município e assim, possibilitar o Controle Social na comunidade. Em seguida, foi aberta a oferta aos usuários do SUAS os serviços do Cadastro Único/Bolsa Família, CRAS – SCFV, CREAS, Alta Complexidade, Serviços e Benefícios, ACESSUAS Trabalho e Associação de Artesãs; neste momento, foram realizadas orientações e atendimentos ao público, que pôde usufruir dos referidos programas e serviços da Assistência Social em sua comunidade.









Ao término , teve lanche para todos os presentes.


O próximo SUAS na Comunidade será na no dia (17/05) na localidade de Lagoa Seca, estará presente também nas demais localidades do município. A Politica de Assistência Social no município, como afirma a Secretária Marisa Rodrigues, vem sendo construída na administração do Prefeito Hélio William de forma democrática e participativa, e que por este motivo é de suma importância à participação de seus usuários, de sua voz, para que assim possamos avançar cada vez mais no acesso, garantia e efetivação de seus direitos. Contamos com a sua participação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário