22 de junho de 2016

GUAMARÉ REALIZARÁ O I FÓRUM MUNICIPAL DO IDOSO


O Conselho e Fundo Municipal de Direitos da Pessoa Idosa – CMDI de Guamaré/RN, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS/Centro, realizará nesta quarta-feira, 22 de junho de 2016, às 14h, o I Fórum Municipal do Idoso, que acontecerá na Plenária da Câmara Municipal de Guamaré. O Fórum é uma extensão das atividades desenvolvidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV voltado para população idosa, e ofertado pela Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS.

O objetivo do encontro é discutir a importância do Controle e Participação Social para garantia e efetivação de Direitos e exercício da Cidadania, tendo como público alvo os Conselheiros do CMDI e os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV dos CRAS de Guamaré e Baixa do Meio. Para facilitar o debate e fomentar a participação de todas as comunidades do município, foram convidados representantes de cada comunidade, usuários do Serviço de Convivência, além da presença dos próprios conselheiros – representantes maiores deste segmento.

Serão tratadas questões relevantes ao Controle e Participação Social da pessoa idosa, o desenvolvimento das políticas públicas para este segmento no município, e o papel do Ministério Público na defesa e efetivação desses direitos. Lembrando também que o Fórum é a finalização das atividades desenvolvidas durante a Semana do 15 de junho, dia mundial de Combate à Violência Contra o Idoso.

PROGRAMAÇÃO:


14h – Apresentação do CMDI

         Ciclo de debates:

1.    Palestrante: Marisa Rodrigues, Secretária Municipal de Assistência Social e Conselheira do CMDI de Guamaré/RN.
Tema: A Gestão Municipal na Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa
Objetivo: Apresentar a política de Assistência Social, voltada para garantia e efetivação dos direitos da pessoa idosa.

2.    Palestrante: Adna de Souza Martins, Coordenadora dos Direitos Humanos e Defesa das Minorias e Conselheira do CEDEPI/RN.
Tema: O papel dos Conselhos Estadual e Municipal de Direitos do Idoso na Promoção da Cidadania
Objetivo: Apresentar o papel dos Conselhos Municipal e Estadual como órgão de referência na Participação e Controle Social.

3.    Palestrante: Paulo Pimentel, Promotor da Comarca de João Câmara/RN.
Tema: Atuação do Ministério Público em Defesa da Pessoa Idosa
Objetivo: Apresentar o papel do Ministério Público na defesa dos direitos da pessoa idosa.


4.    Encerramento: 16h30min – Café da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário