sexta-feira, 3 de junho de 2016

Mobilização para divulgação do 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF



A Prefeitura Municipal de Guamaré, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA, juntamente com a equipe de divulgação e mobilização do 2° Fórum Comunitário do Selo UNICEF realizou na manhã desta quarta (01) e quinta feira (02) mais uma ação para garantir os passos finais do município na conquista do Selo UNICEF. Por meio de cartazes em pontos de visibilidade, e os carros de som com a vinheta divulgando em todas as localidades como: Assentamentos, Povoados, Loteamentos, Distrito e Centro a última ação desta edição de 2013-2016, que é o II Fórum Comunitário dos Direitos da Criança e do Adolescente.


Esta ação pode contar com uma equipe de agentes mobilizadores cedidos pelas secretarias envolvidas no processo e adolescentes do NUCA, na ação esteve presente também o Secretário de articulação do município. E de uma forma lúdica a equipe saiu em ritmo junino, onde percorreu-se todo o município, informando também nos órgãos públicos e comércios de Guamaré e das comunidades a etapa final na busca do Selo para Guamaré.


II - O que são Fóruns Comunitários

A Edição 2013-2016 do Selo UNICEF prevê a realização de dois Fóruns Comunitários, etapas obrigatórias para que o município possa ser certificado. Eles compõem as Ações Estratégicas de Participação Social do Selo UNICEF e são espaços de encontro e diálogo em que a comunidade analise as condições de vida da infância e adolescência, proponha ações e acompanhe os resultados.




O 1º Fórum Comunitário Selo UNICEF foi realizado em 2014. Nele, foram analisados a situação das crianças e adolescentes do município e os serviços de atenção a estes grupos etários. Também foi um espaço para o debate sobre as desigualdades que afetam a infância e a adolescência e alternativas para a sua superação, por meio da apresentação de propostas que serviram de subsídio à elaboração do Plano Municipal de Ação para a Proteção Integral das Crianças e Adolescentes.





Agora, chega o momento do 2º Fórum Comunitário. Hora de avaliar a caminhada do município rumo aos objetivos do Selo UNICEF e à concretização das Ações Estratégicas de Políticas Públicas e Participação Social. Tanto o 1º quanto o 2º Fóruns são etapas imprescindíveis para obtenção do Selo UNICEF.



II - 2º Fórum Comunitário - O Fórum Comunitário acontecerá na próxima segunda-feira (06), com horário previsto de início para às 08:00 na Câmara Municipal de Guamaré. Ele será dividido em dois momentos: 1º MOMENTO: FEIRA DAS AÇÕES ESTRATÉGICAS, O objetivo é dar visibilidade para as ações desenvolvidas pelo município no âmbito do Selo UNICEF. Horário sugerido: das 8:00 às 10:00.


A Feira das Ações Estratégicas municiará a população e o Mediador do Selo UNICEF de informações, oferecendo um panorama geral da situação do município. A Feira acontecerá 7h ao lado do centro administrativo com uma estrutura organizada para o evento, na qual o objetivo é dar visibilidade de forma lúdica para as ações desenvolvidas e que foram escolhidas pelas secretarias do município em reuniões técnicas e intersetoriais, para concorrerem na feira e das 6 ações 3 serão escolhidas pelos participantes e convidados preferencialmente quem participou do I Fórum , para serem discutidas no segundo momento. 

A Feira das Ações Estratégicas contará com a temática junina onde cada secretaria envolvida dará a população informações das ações realizadas, oferecendo um panorama geral dos avanços das politicas voltadas para a criança e om adolescente do município.

O CMDCA juntamente com a articuladora do Selo UNICEF - Marisa Rodrigues, coordena desde o início em conjunto com as demais secretarias e também com os adolescentes do NUCA.

2º MOMENTO: ASSEMBLEIA DO FÓRUM COMUNITÁRIO
O tempo do Fórum é restrito para uma prestação de contas detalhada do que foi feito pelo município durante os três anos em que participou da edição do Selo UNICEF.
No entanto, é natural e saudável que a comunidade tenha curiosidade, queira informações e resultados de forma transparente e precisa, o que talvez não seja possível nas horas destinadas à plenária do Fórum. O objetivo é promover participação da comunidade no encaminhamento das políticas públicas. É a plenária propriamente dita. Horário sugerido: das 10:00 às 12:00. É altamente recomendável a escolha de um facilitador, uma pessoa que guiará os participantes durante toda a atividade.


O facilitador pode ser o articulador do Selo, membro da Comissão Intersetorial ou do CMDCA – é alguém que precisa ser conhecedor da metodologia do Selo. É fundamental ter capacidade de escutar e dar a palavra a todos os participantes que solicitarem, garantindo que todos possam participar de forma harmoniosa. O facilitador apresentará o diagnóstico atualizado bem como o plano de ação, dividindo as ações estratégicas entre avanços/conquistas e desafios. 


O ideal é que sejam discutidas apenas três ações estratégicas consideradas mais importantes para o município. O Fórum Comunitário. Esta etapa é reservada aos que participaram do 1º fórum, a fim de avaliar as ações propostas e discutidas nele e de tudo que foi feito até agora.


MISSÃO “Garantir a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, por meio da proposição, articulação e monitoramento das políticas públicas e da mobilização social, para construção de uma sociedade fraterna, justa e solidária.”


Objetivo Geral Contribuir para o cumprimento pela família, comunidade, sociedade em geral e Poder Público do dever constitucional de assegurar com absoluta prioridade os direitos da criança e do adolescente consagrados na Constituição Brasileira e no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/1990)


Nenhum comentário:

Postar um comentário