24 de outubro de 2016

PAI PRESENTE DESTACA A IMPORTÂNCIA DOS PAIS NA VIDA DAS CRIANÇAS NA NOITE DESTA TERÇA DA VI SEMANA DO BEBÊ.


A atividade Pai Presente realizada pelos CRAS do Centro e de Baixa do Meio, na noite de 11/10/2016, no ginásio poliesportivo de Salina da Cruz, através das Assistentes Sociais Laís Priscila e Jaciane e das Psicólogas Nádia e Tayonara, reuniu os pais desta comunidade para abordar a temática da importância da figura paterna durante a  gestação e após o nascimento da criança.



A Secretária de Assistência Social, Marisa Rodrigues da Silva, abriu a roda de conversa destacando que essa atividade do Pai Presente, é um momento de reflexão sobre a importância da figura paterna no desenvolvimento da criança, principalmente na primeira infância, momento em que estão se formando e fortalecendo os vínculos afetivos entre a criança e os pais. Enfatizou também, que a 



Semana do Bebê é mais uma ação da gestão municipal que proporciona o fortalecimento da rede de proteção à primeira infância através das atividades desenvolvidas pelas políticas públicas da Assistência Social, da Educação, da Saúde e do Esporte.


Em seguida, as técnicas de referencia dos CRAS deram continuidade a roda de conversa falando sobre as mudanças temporais que a figura paterna vem sofrendo ao longo dos anos, deixando de ser aquele pai intimidador e autoritário, para ser um pai mais amigo e presente na vida dos filhos. Destacaram também, a importância da participação dos pais na vida escolar, nos momentos de brincadeiras e principalmente, nos ensinamentos através das atitudes.



Para exemplificar melhor, foi exibido um vídeo intitulado: “Seu filho vê, seu filho aprende”, mostrando quão importante são as atitudes do pai para ensinar seu filho. Que o pai se torna um espelho que a criança tende a imitar as atitudes do pai sejam elas boas ou más.  Após a exibição foram feitos alguns questionamentos por parte das técnicas, levando os pais e mães presentes a refletirem sobre como estão ensinando a seus filhos através dos exemplos.


Outro vídeo foi apresentado mostrando como o filho observa os pais nas mais variadas formas de agir. O modo como trata as pessoas, a mãe e os irmãos. E expressou o quanto é importante a presença do pai no desenvolvimento da vida dela para lhe ajudar a buscar suas escolhas futuras. Novamente foi aberto o diálogo na roda de conversa para ouvir a opinião dos pais sobre essa presença na vida dos filhos e se eles percebem essa influencia.



Após estas considerações, foi aplicada uma dinâmica de reflexão junto aos pais e mães presentes, onde foi entregue aos mesmos um coração de cartolina para que eles pudessem escrever ou desenhar um sentimento que lhe remetesse a forma de agir com o seu filho e, como seria se fosse preciso mudar esse sentimento a partir daquele momento. Enquanto os pais pensavam  escreviam ou 


desenhavam, foi colocada para ouvir a musica “O Caderno” do cantor e compositor Toquinho. A dinâmica foi finalizada com o depoimento de um pai, o Senhor Souza que falou: “Nós pais temos a responsabilidade de cuidar da vida de nossos filhos, e que tudo que o pai quer é o bem do filho. É mostrar pra eles o que é certo e o que não é, e que mesmo quando diz um não para o filho é pensando na sua proteção”.





Ao final desse depoimento, foi finalizada a atividade e servido um lanche para os participantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário