24 de abril de 2018

CMDCA Realiza Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente em Baixa do Meio




O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, através da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, realizou no ultimo dia 17/04, a primeira Conferência Livre referente ao tema determinado pelo CONANDA, em resolução de novembro do ano passado: Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento à violência.

O primeiro momento da noite foi a apresentação teatral realizada pelos adolescentes do NUCA, sob direção da professora Gabriela Barbosa, responsável pela oficina de teatro do Programa Acolher da SEMAS. A peça teve um caráter reflexivo sobre violência, negação de direitos e discriminação sofrida por crianças e adolescentes, e como a proteção integral, materializada pela chamada Rede de Proteção – conjunto de programas, serviços e instituições públicas ou privadas que garantem os direitos deste segmento – podem mudar algumas realidades.




Após a apresentação, o coordenador da Comissão Organizadora, Caio Farias, separou em três grupos o público presente para o debate sobre o tema do encontro. As discussões foram coordenadas pelas técnicas Nádia Raphaela, psicóloga do CRAS Baixa do Meio, responsável pelo tema da Diversidade, Ana Catarina França, psicóloga do CRAS Guamaré, que falou sobre tema do Enfrentamento à violência, e Renata Leão, assistente social da Secretaria Municipal de Educação, responsável pelo grupo da Proteção Integral.




A Comissão Organizadora também contou com apoio do psicólogo da Secretaria Municipal de Saúde, Renan Jales, da equipe do Programa Acolher, coordenada pela pedagoga Raniele Oliveira, da Secretária Executiva do CMDCA, Kelly Pereira, e da conselheira Samara Gadelha. O NUCA também esteve envolvido no planejamento e execução das atividades, representados pelos adolescentes Deivid Souza e Rannia Lorena, e o Mobilizador de Jovens do Selo UNICEF, Jean Carlos. Toda comissão foi dividida em subcomissões responsáveis diretamente pela infraestrutura, planejamento, mobilização e relatoria, além do apoio e participação de outros técnicos da SEMAS.



Finalizadas as discussões, cada grupo apresentou propostas que iam desde o enfrentamento à violência nas escolas, até maior envolvimento dos pais e responsáveis na rotina escolar dos alunos, e a ampliação do debate sobre diversidade nas diversas instituições do município. Por fim, foram eleitos os adolescentes representantes de Baixa do Meio como delegados para III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, prevista para acontecer em novembro deste ano. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário