quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A BEBÊ PREFEITA MAYSA FAZ O TESTE DO PEZINHO NO ESF I

 

A bebê prefeita nascida na II edição da Semana do Bebê, juntamente com outras crianças fazem o C e D- vacina e Teste do Pezinho na Estratégia de Saúde da Família I em Guamaré.



Na primeira semana depois do nascimento do seu filho, é retirado um pouco de sangue do calcanhar. Este sangue é analisado num laboratório para detecção de um número de doenças congénitas raras. 


O teste do pezinho é importante. A detecção a tempo destas doenças pode prevenir ou limitar danos muito graves ao desenvolvimento físico e mental. 


As doenças não têm cura, mas podem ser tratadas com sucesso. Por exemplo, através de medicação ou de uma dieta. Portanto, é do interesse da saúde do seu filho que participe no teste. 


Além do teste do pezinho os recém-nascidos recebem suas primeiras vacinas antes mesmo de saírem da maternidade. Em seus primeiros dias de vida, são imunizados contra tuberculose e recebem a primeira dose da vacina contra hepatite B.



O SEGUNDO DIA DA CONFERÊNCIA LIVRE DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FICOU MARCADO PELOS TEMAS MAIS ABORDADOS DO SÉCULO XXI.

O evento ocorreu na quadra da escola Benvinda Nunes Teixeira com grande participação de crianças e adolescentes das mais diversas escolas do município. 


Com intuito de induzir a discussão das politicas públicas para a construção do Plano Decenal Municipal, a partir de uma visão crítica, participativa, democrática e transformadora.  


Participaram crianças e adolescentes das comunidades de Lagoa de Baixo, Lagoa Doce, Mangue Seco I e II, Lagoa Seca, Quilombo, Morro do Judas, Ponta de Salina, Salina da Cruz e Guamaré/centro.


Os temas desenvolvidos foram: Direito a brincar; direito à educação e à cultura no ensino Infantil e Fundamental; violência letal contra crianças e adolescentes; enfrentamento à violência sexual 




contra crianças e adolescentes, educação infantil – direito a brincar e a cultura – Responsável: Geovania; o ensino fundamental – direito a educação, a violência letal e sexual contra crianças e 




adolescentes – Responsável: Ana Borges e Jacqueline Fonseca, CRAS: Direito à participação; direito à convivência familiar e comunitária; Responsável: CRAS Centro e de Baixa do Meio. CREAS: 



violência letal contra crianças e adolescentes; enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes; violação de direitos de crianças e adolescentes em situação de rua. Alta 




Complexidade: Direitos das crianças e adolescentes com familiares encarcerados; NUCA: medidas socioeducativas aplicadas ao adolescente que comete ato infracional; prevenção e erradicação do 




trabalho infantil e proteção do adolescente trabalhador. Direito à saúde; violência letal contra crianças 



e adolescentes; enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes - Responsável: Gabriela. Direito ao esporte, e ao lazer – Responsável: Larissa e Nara.


EM GUAMARÉ ESTÁ ACONTECENDO A CONFERÊNCIA LIVRE DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

A Prefeitura Municipal de Guamaré, através do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes estão realizando nos dias 29 e 30 de outubro de 2014,  as Conferências Livres com Crianças e Adolescentes. Onde estão sendo escolhidos dois representantes de cada localidade para participarem da grande conferência.


O QUE É A CONFERÊNCIA LIVRE?

É uma mobilização da sociedade em favor do Estatuto da Criança e do Adolescente na discussão das políticas públicas para a construção do Plano Decenal Municipal. É um processo dinâmico de diálogos e encontros voltado para o fortalecimento da cidadania infanto-juvenil a partir de uma visão crítica, participativa, democrática e transformadora.


O público alvo são crianças e adolescentes de comunidades rurais, LGBTT, de serviços de acolhimento, em situação de rua, com deficiência, em cumprimento de medidas socioeducativas (internação e semiliberdade, liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade), com referentes adultos encarcerados, o NUCA e os adolescentes que foram eleitos nos Pré-fóruns do Selo Unicef, onde nestes, houve discussões sobre politicas publicas para crianças e adolescentes baseados nas desigualdades sociais sob os temas: gênero; raça e etnia; renda; idade; condição pessoal e territorialização.


A Conferência Livre do munícipio de Guamaré dar-se-á em duas etapas: Uma no dia 29 de Outubro em Baixa do Meio compreendendo as representações das localidades de circunvizinhas (Assentamentos Santa Maria III, Santa Paz, Nova Jerusalém e Umarizeiro) e a outra no dia 30 de Outubro na sede do Munícipio abrangendo as localidades do entorno (Lagoa de Baixo, Lagoa Doce, Mangue Seco I e II, Lagoa Seca, Quilombo, Morro do Judas, Ponta de Salina e Salina da Cruz).


Ocorreu ontem (29) no período vespertino em Baixa do Meio na quadra da escola Maria Madalena.
Hoje, será logo mais ás 8:30h em Guamaré – quadra da Escola Benvinda.


- Temas que estão sendo desenvolvidos pelas políticas públicas envolvidas nas Conferências Livres:



Educação:

·         Direito a brincar; direito à educação e à cultura no ensino Infantil e Fundamental; violência letal contra crianças e adolescentes; enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. ( organizar por nível de  ensino as apresentações: a educação infantil – direito a brincar e a cultura – Responsável: Geovania;  o ensino fundamental – direito a educação, a violência letal e sexual contra crianças e adolescentes – Responsável: Ana Borges e Jacqueline Fonseca.
Assistência Social:

·    CRAS: Direito à participação; direito à convivência familiar e comunitária; Responsável: CRAS  Centro e de Baixa do Meio.

·         CREAS: violência letal contra crianças e adolescentes; enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes; violação de direitos de crianças e adolescentes em situação de rua.

·         Alta Complexidade: Direitos das crianças e adolescentes com familiares encarcerados;

·         NUCA: medidas socioeducativas aplicadas ao adolescente que comete ato infracional; prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção do adolescente trabalhador.

Saúde:

·         Direito à saúde; violência letal contra crianças e adolescentes; enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes - Responsável: Gabriela.

Esporte.

·         Direito ao esporte, e ao lazer – Responsável: Larissa e Nara.


Em resumo do dia (29) a  Secretária de Assistência Social – Marisa Rodrigues expressou o seu encantamento com o nível de participação política desses meninos e meninas, no direito a brincar, educação e cultura, a participação à convivência familiar e comunitária, enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes, violação de direitos de crianças e adolescentes em situação de rua, direitos das crianças e adolescentes com familiares encarcerados, violência letal contra crianças e adolescentes, a saúde, ao esporte e ao lazer. Parabeniza a todos os envolvidos, aos conselheiros do CMDCA, as equipes da Educação, saúde, esporte e assistência social.

sábado, 25 de outubro de 2014

O CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE GUAMARÉ NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

O CREAS - Guamaré/RN realizou o Serviço Especializado em Abordagem Social, nos comércios 


das localidades de Baixa do Meio e na Sede do município. Este serviço possui a finalidade de 


assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de 


Trabalho Infantil, Exploração Sexual de crianças e adolescentes, Situação de rua, dentre outras demandas.



quarta-feira, 22 de outubro de 2014

REFLEXÃO: SER CRIANÇA É SER FELIZ!


NA SEMANA DA SAÚDE BUCAL, DENTISTAS REALIZAM ATIVIDADES EDUCATIVAS COM CRIANÇAS DA REDE MUNICIPAL.

A Secretaria Municipal da Saúde, através das Unidades de Saúde da Família (USF), inicia a Semana da Saúde Bucal em todo o município de Guamaré. Segundo o secretário de saúde Dr. Adriano Diógenes, a iniciativa, que se estende até o dia 26, tem por objetivo conscientizar a população Guamareense sobre a importância da higiene bucal, além de homenagear a categoria, que comemora o Dia do Dentista no dia 25.


Durante a semana as equipes de saúde bucal, dentistas e auxiliares de consultório das Unidades de Saúde da  Famílias estarão realizando várias atividades educativas junto às crianças das creches e escolas do município. Haverá palestras, concursos de cartazes, escovação supervisionada, teatros de fantoches e outros vários tipos de trabalhos, sempre relativos ao tema “Importância da Saúde Bucal”.


“As equipes estarão realizando reuniões e palestras também com pais e professores, alertando a todos para a importância da escovação, alimentação correta e o que fazer em casos de alguma situação de emergência, além de enfatizar necessidade de fazer a visita periódica ao dentista. A prevenção é muito importante”.


Além das atividades educativas, que deverão mobilizar os profissionais da saúde, entre cirurgiões dentistas e auxiliares de consultório dentário (ACD), haverá ainda entrega de kits de saúde bucal para os alunos da rede municipal de ensino.


“Nosso objetivo é levar a todas as crianças a importância da prevenção, higienização da boca, alimentação adequada e a visita periódica ao dentista”, explicou o médico dentista Dr. Fabrício Miranda. Ele disse ainda que a programação deste ano contará com diversas palestras educativas, abordando temas como a cárie, uso preventivo do flúor, técnica de escovação e a necessidade de consultar um dentista regularmente.


A Semana da Saúde Bucal, realizada  pela Secretaria Municipal de Saúde, é uma das ações que são desenvolvidas pela Prefeitura de Guamaré com objetivo de melhorar a qualidade da saúde bucal da população do município.


Os trabalhos, que beneficiam desde os recém-nascidos até os idosos, priorizam não só a assistência curativa, mas também as ações de prevenção e fazem com que Guamaré tenha hoje uma estrutura odontológica pública de destaque.


quarta-feira, 15 de outubro de 2014

UNICEF convida municípios brasileiros a participar da II Mostra Internacional das Semanas do Bebê



                              II Mostra Internacional das Semanas do Bebê

O UNICEF convida todos os municípios a participar da II Mostra Internacional das Semanas do Bebê nos dias 18 e 20 de Novembro em Belém (PA).

A Mostra é realizada pelo UNICEF para promover a troca de conhecimentos sobre a realização dessa iniciativa entre países, Estados e municípios brasileiros. O objetivo é discutir as formas mais efetivas de fazer com que essa mobilização social contribua com a garantia dos direitos da primeira infância.
A segunda edição será realizada em Belém em uma parceria com o governo do Estado do Pará. No evento, serão apresentadas as experiências de 12 municípios selecionados por um júri de especialistas e as outras seis boas práticas no Brasil e no exterior.

O evento espera reunir representantes do poder público, gestores das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social e representantes da sociedade civil.

Garanta a presença de seu município por meio da inscrição do prefeito, primeira dama, de secretários e técnicos da Assistência Social, Educação, Saúde ou outra área que mostre interesse pela área da Primeira Infância. Solicite a ficha de inscrição pelo email mostra@semanadobebe.org.br
Confira abaixo a programação da Mostra:

PROGRAMAÇÃO


TERÇA-FEIRA (18/11/2014)

08h às 09h - Credenciamento
09h às 10h30 - Abertura Oficial
* Governador do Estado do Pará
* Prefeito Municipal de Belém
* Ministério da Saúde
* Representante do UNICEF no Brasil
* Representante do Conanda

10h30 às 11h - La Casa Incerta; Leitura Dramática: “E se tu não tivesses nascido”
11h às 11h30 - Conferência Magna: Desafios para a Primeira Infância na América Latina e Caribe
* Drª Luisa Brumana, Assessora Regional de Saúde, Escritório Regional do UNICEF para América Latina e Caribe (LACRO)

11h30 às 12h - Apresentação Cultural: Grupo de Percussão e Violão de Jovens e Adolescentes da FASEPA
12h - Almoço
14h às 15h30 - Experiência da Semana do Bebê Prematuro – UNICEF Argentina / Experiência da Semana do Bebê em Portugal – Drª Paula Cristina Correia
15h30 às 15h45 - Intervalo
15h45 às 17h45 - Oficinas
* Sala A – A importância da Assistência Social – Prof. Dr. Carlos Alberto Maciel – UFPA
* Sala B – Educação e a Primeira Infância: a importância da gestão municipal com foco na qualificação dos professores de Educação Infantil – Profª. Drª.
Maria Natalina – UFPA
* Sala C – Saúde e a 1ª Infância – Gilvani Granjeiro – Ministério da Saúde
* Sala D – Como Trabalhar com o KIT da Família Fortalecida Brasileira em Meu Município? – Isabel Abelson – Consultora do UNICEF
* Sala E – Como Realizar um Hospital de Brinquedos na Semana do Bebê – SANOFI
* Sala F – Teatro para Bebês: a poética no jardim da primeira Infância Parte I – Grupo de Teatro La Casa Incerta


QUARTA FEIRA (19/11/2014)

08h30 às 09h - Semana do Bebê FASEPA: uma experiência com jovens em privação de liberdade

09h às 10h30 - Filme: O Renascimento do Parto
10h30 às 10h45 - Intervalo
10h45 às 12h - Debate
* Daphne Ratter – Presidente da Rede pela Humanização do Parto e do Nascimento
* Ester Vilella – Coordenadora Nacional da Área Técnica da Saúde da Mulher – Ministério da Saúde
* Rejane Cavalcante – Representante da Sociedade Paranaense de Pediatria

12h às 14h - Almoço
14h às 15h30 - Apresentação das Experiências dos Municípios Selecionados
Sala 1:
Junqueiro (AL) – Nayhana Calandrine
Aracati (CE) – Graucia Sousa
Guamaré / (RN) – Marisa Rodrigues

Sala 2:
Juazeiro (BA) – Carla Macedo
Russas (CE) – Vanda Anselmo dos Santos
Oriximiná (PA) – Creuzarina Santos

15h30 às 15h45 - Intervalo
15h45 às 17h45 - OFICINAS

* Sala A – Complementação e Suplementação Alimentar, e Alimentação Saudável – Renata Santana – Ministério da Saúde
* Sala B1 – Baú de Leitura – Jaqueline Saturnino – ONG Movimento Pró-Desenvolvimento Comunitário
* Sala B2 – A importância da Estimulação na Primeira Infância – Kátia Barreiros – Professora Cia. Atlética – Especialista nas áreas psicomotora e aquática de bebês e crianças
* Sala C1 – Vivências na Primeira Infância: a música e a criança – Prof. Paulo Maia – Coordenador e fundador do Cantinho Musical Irmãos Nobre – Belém
* Sala C2 – Brinquedos e Brincadeiras na Creche e na Pré-escola – Carolina Velho – Consultora do UNICEF
* Sala D – Construindo o Plano Municipal da Primeira Infância – Isabel Abelson – Consultora do UNICEF
* Sala F – Teatro para Bebês: a poética no jardim da Primeira Infância Parte II – Grupo de Teatro La Casa Incerta


QUINTA FEIRA (20/11/2014)


09h às 09h30 - Experiência Convidada: A Semana do Bebê Ticuna
09h às 10h30 - Mesa redonda: Infâncias Indígenas, Quilombolas e Ribeirinhas
Palestrantes:
* Prof. Dr. Roberto Sanches – UEM
* Srª Luiza Melo – Representante da Rede Nacional de Parteiras Tradicionais
* Rosenilde Rodrigues – Representante Quilombola do Município de Bequimão (MA)

10h30 às 11h - Planos Municipais pela Primeira Infância: Conquistas e Desafios - Secretaria Executiva da RNPI
11h às 12h -  UNICEF e a Disseminação das Semanas do Bebê no Brasil: Drª Cristina Albuquerque – Chefe do Programa de Sobrevivência e Desenvolvimento Infantil e HIV/AIDS do UNICEF no Brasil / Semana do Bebê e a Experiência de Sobral/CE: Edna Lúcia de Carvalho Lima – Gerente da Educação Infantil na Secretaria Municipal de Sobral
12h às 14h - Almoço
14h às 15h30 - Apresentação das Experiências dos Munícipios Selecionadas
Sala 1:
* Teotônio Vilela (AL) – Iracilda Almeida
* Maracanaú (CE) – Solange Maciel
* Agrestina (PE) – Joelma Leite

Sala 2:
* Arcoverde (PE) – Maria Gomes
* Cabedelo (PB) – Nadja Araújo
* Santa Cruz (RN) – Francisca Bulhões

15h30 às 16h - Intervalo
16h às17h - Mesa Redonda: Políticas Públicas Integradas e Integrais pela Primeira Infância
* FioCruz/MS – Liliane Penello – Coordenadora Técnica da Estratégia Brasileirinhos e Brasileirinhas Saudáveis
* Secretaria dos Direitos Humanos/PR – Angélica Goulart – Secretária Nacional da Promoção dos Direitos da Criança e da Juventude
* Ministério do Desenvolvimento Social – Léa Lúcia Cecílio Braga – Diretora de Proteção Social Básica/Secretaria Nacional da Assistência Social
* União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação/UNDIME – Manuel Orleilson F. da Silva – Secretário Municipal de Educação de Rodrigues Alves, Acre

17h às 18h - Encerramento:

* Os 25 anos da Convenção Universal dos Direitos das Crianças e Adolescentes – UNICEF Brasil
* Entrega da Placa de Honra pela excelência na realização da Semana do Bebê aos 12 Municípios Selecionados
* Apresentação Cultural: Arraial da Pavulagem

terça-feira, 14 de outubro de 2014

II EDIÇÃO DA 2ª SEMANA DO BEBÊ EM GUAMARÉ FOI MAIS UM PASSO NA BUSCA PELA CONQUISTA DO SELO UNICEF 2013/2016.

A Prefeitura Municipal de Guamaré realizou no período de 06 a 12 de outubro, a 1ª Semana do Bebê. A iniciativa é uma estratégia de mobilização social, apoiada pelo UNICEF, com objetivo de garantir políticas públicas que priorizem o direito à sobrevivência e ao bom desenvolvimento de crianças de até seis anos.

Durante a II Semana do Bebê 2014, foram realizadas diversas atividades relacionadas à saúde dos bebês e de suas mães, tais como: palestras, que trataram de temas desde a alimentação saudável e aleitamento, até depressão pós-parto; oficinas; rodas de conversa; orientações para realização de atividades físicas durante a gravidez e apresentações artísticas.
Como parte da programação, também foi promovida em todos os postos de saúde do município, a “Semana de cuidados especiais com as gestantes e os bebês”. O prefeito Hélio Miranda, parabenizou as mães e toda a equipe que participou do evento: 
“A semana do bebe acabou, porém, as ações continuam em todas as unidades de saúde do município, ações em favor da primeira infância que também são realizadas pela Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Educação”, conclui. Em Guamaré, a Semana do Bebê foi mais um passo na busca pela conquista do Selo Unicef 2013/2016.


A PRAÇA DA ALEGRIA ENCERROU A II SEMANA DO BEBÊ EM GUAMARÉ E FOI MARCADA PELA INCLUSÃO.

Para comemorar o “Dia das crianças” em Guamaré, a prefeitura municipal preparou neste domingo (12), uma grande festa que aconteceu no espaço de evento do Conjunto Vila Maria. O evento reuniu 




centenas de crianças e seus familiares, que além de vários brinquedos espalhados por todo o espaço, as crianças ainda puderam participar de diversas atividades esportivas e culturais.


A programação teve início às 16h, com a abertura oficial da Praça da Alegra pelo prefeito Hélio, em seguida as crianças tiveram oportunidade de brincar até ás 21h, nos mais de quinze brinquedos instalados numa área de mais de 400 metros quadrado. O maior evento já realizado no município para a criançada de todas as idades.


Cada escola montou um stand para atender seus alunos. O evento foi de uma organização impecável, tendo inclusive stands para as escolas particulares instaladas no município, 


cujas crianças tiveram o mesmo direito das escolas do município, mostrando a sensibilidade dos organizadores do evento e da gestão de uma maneira geral.


A festa teve como principal objetivo mostrar para as crianças a importância delas no futuro do município, valorizando-as em seu dia. Durante todo o evento que está dentro da programação de 


encerramento da II Semana do Bebê, foram servidos, gratuitamente, para todas as crianças e seus familiares, muitos lanches (cachorro quente), refrigerantes, pipoca e milhares de sorvetes e picolés.


O prefeito Hélio, primeira dama Cristiane, Vice-prefeita Pretinha, a Articuladora do selo UNICEF- Marisa visitaram os stands, cumprimentando e entregando os presentes e lancheiras às crianças.


O público aguardava em total expectativa pelos shows anunciados pelo locutor Allan, no palco montado no espaço de eventos do Vila Maria.


A Galinha Pintadinha e sua turma abriu o show do Dia das Crianças, com suas músicas tão cantadas pelo público infantil. Uma apresentação que fez as crianças vibrarem de alegria nesse domingo especial.


O Prefeito Hélio Willamy vestido do personagem dos games “Mário”, fez o seu agradecimento a todas as pessoas que estavam presentes às festividades em homenagem ao Dia da Criança e selou o 


seu compromisso em trabalhar em prol das crianças do município lhes proporcionando o direito a Saúde, Lazer e a uma Educação de qualidade, para que no futuro todos se tornem cidadãos exemplares.




Logo em seguida, entraram em cena os Palhaços Cantores que no palco interagiram com as crianças guamareenses, com brincadeiras e músicas infantis.


Após toda a expectativa do público e das crianças presentes, chegou o momento mágico tão esperado. A porca Pepa Pig e sua turma entraram em cena para celebrar a alegria e a diversão juntamente com as crianças e adultos fãs do personagem do desenho animado.




Estava zelando pela segurança das crianças guamareenses e de todo o público presente, a Defesa Civil de Guamaré, A Guarda Civil Municipal e a Policia Militar.



E para encerrar tão belo festejo em homenagem às crianças de Guamaré, aconteceu um espetáculo maravilhoso de queima de fogos, encerrando assim a II Semana do Bebê de Guamaré.