22 de maio de 2015

CAMINHADA E ABRAÇO SIMBÓLICO EM CONSCIENTIZAÇÃO AO COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE GUAMARÉ.

A Prefeitura Municipal de Guamaré, Secretaria de Assistência Social, Através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), e em parcerias com, CRAS, Casa de Passagem, Conselho Tutelar, CMDCA, NUCA, SCFV e Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveram durante toda a semana uma série de atos e manifestações públicas lembrando o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio).



A escolha da data se refere a 18 de maio de 1973, quando Araceli Cabrera Sanches, uma menina de oito anos, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em Vitória (ES) por membros de uma tradicional família capixaba. 




Apesar de diversas pessoas terem testemunhado o crime, não houve denúncia e até hoje está impune. Há 13 anos, o dia 18 de Maio foi instituído, através da Lei Federal nº 9.970/00, como “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Criança e Adolescente”.



A caminhada e o abraço simbólico coletivo têm como objetivo de estimular e encorajar as pessoas a denunciarem/revelarem situações de violência sexual, bem como criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento dessa violação.




Para a secretária de Assistência Social e Presidente do CMDCA – Marisa Rodrigues em sua fala ressaltou que a meta do evento é um alerta, pois há vários casos de abuso de crianças e adolescentes, e isso é um problema que a cada dia se torna mais preocupante, pois a agressão pode ser tanto física quanto psicológica. 




Em seu discurso, pediu à comunidade que ficassem atentos, “denunciassem, não deixassem que um crime hediondo seja cometido contra nossas crianças e adolescentes, disque 100”, procurem o concelho Tutelar, CREAS, disse.




A caminhada aconteceu hoje (22) de maio, ás 8h, em frente ao CRAS e percorreu a principal avenida da cidade, dando encerramento às atividades desta semana, salientando que o trabalho e a luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente continua.                                                                                                       









Durante todo o percurso da caminhada, o público presente levavam faixas e cartazes para simbolizar o protesto.







O evento contou com o apoio do Conselho Tutelar, Guarda Municipal e Ambulância com enfermeiro, além da equipe de distribuição de água para todos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário