22 de maio de 2015

GUAMARÉ REALIZA O IV FÓRUM DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

 A programação alusiva ao Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes chegou ao seu terceiro dia, com a realização do IV Fórum de Combate do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Lançamento da Formação em Rede para a Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes,


Cujo objetivo foi apresentar a Proposta de Formação a ser desenvolvida no município de Guamaré/RN e, posteriormente, desenvolver uma dinâmica de grupo para identificação do contexto social e político do município no que diz respeito à Violência Sexual de crianças e adolescentes, demandas e possibilidades de resolução, capacitação organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e executada pela Casa Renascer – CEDECA.


Para composição da Mesa Diretiva, estavam presentes a Secretária de Assistência Social do município – SEMAS, Marisa Rodrigues da Silva; a Secretária do Gabinete Civil, Monalisa Cavalcante, representando o Sr. Prefeito; a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Sayonara Morais; o Conselheiro Tutelar Sílvio Cunha; o Vereador Ednor Albuquerque, representando a Câmara Municipal; a Secretária de Esportes Larisa Mayara; o Secretário de Segurança Pública, Sr. João Batista de Souza; além das convidadas para a palestra e para ministrar a capacitação, a Psicóloga Clínica Ângela Souza Kung e a Cientista Social, Assessora de Projetos e Relatórios, Fabiana Damasceno Galvão, ambas representantes do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente  – CEDECA Casa Renascer.



Para abrilhantar o momento, contamos com a apresentação cultural do Saxofonista Adriano Costa Junior, aluno dos Professores Augusto Mandú e Carpegiane do Programa Criança Petrobrás e do Grupo Teatral Voz da Verdade, da Igreja Evangélica Apostólica, abordando o tema do Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.  Este, composto pelos jovens: Diego, Marília, Suanir, Isabely e Wislayane.



 A Secretária Municipal de Assistência Social Marisa Rodrigues deu início aos trabalhos enfatizando a importância de consolidar um trabalho integrado na rede de enfrentamento ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes e que, para tanto, a rede de proteção deve se fortalecer.


Pensando neste propósito, a Secretária confiou ao CEDECA Casa Renascer a realização da Formação para o Sistema de Garantia de Direitos, que se deu início na ocasião do Fórum, tendo como público alvo os profissionais das Equipes das Secretarias e Sociedade Civil – Rede municipal de Educação, Saúde, Assistência Social, Turismo, Esporte e Lazer, Segurança Pública, Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho Tutelar, CMDCA, Frente Parlamentar da Criança, Sociedade Civil, Adolescentes e Jovens de Guamaré. 



A Formação terá como produto final o Plano Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes do município de Guamaré.


Como prosseguimento, a Psicóloga Ângela Gertrudes e a Cientista Social Fabiana Damasceno deram sua contribuição com uma explanação acerca do tema em questão e, para finalização, facilitaram um trabalho em grupos a fim de identificar os limites e as possibilidades de solução, além das potencialidades das políticas da criança e do adolescente do município.



O momento foi de excelentes discussões sobre a violência contra a criança e o adolescente, sendo apenas o primeiro passo para a construção de um Plano que compreenda o máximo de limitações existentes e fortalecimento da rede que funciona atualmente. 



Os grupos de trabalho formados nesta ocasião se reunirão, com novos participantes, durante os próximos 04 meses a fim de ampliar as discussões sobre a demanda que, infelizmente, ainda existe em nossa região.











Nenhum comentário:

Postar um comentário