3 de setembro de 2015

GUAMARÉ INICIA A IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE FAMÍLIA ACOLHEDORA

Ocorreu hoje, pela manhã (03) na Secretaria de Obras, uma reunião de apresentação do Projeto de Acolhimento Familiar, denominada de Família Acolhedora, decorrente da iniciativa do ministério público do Rio Grande do Norte, através do projeto “Abrace Vidas”, o qual incentiva aos municípios aderirem á modalidade de acolhimento familiar como alternativa a institucionalização de crianças e adolescentes.


O projeto faz parte do serviço de proteção social de alta complexidade, destinadas á famílias de indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir proteção integral, sendo de caráter provisório e excepcional. Proporcionando á crianças e adolescentes um convívio familiar e comunitário, onde essa família ficará responsável pela função de cuidado e proteção.


A reunião contou com a presença da Drª Sandra Angélica Pereira Santiago – Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional ás Promotorias de Infância, Juventude e Família – CAOPIJF de Natal/RN. Na fala da Promotora foi apresentado o serviço para os atores (CRAS, CREAS, Alta Complexidade, Conselho Tutelar e o CMDCA) que compõem a Rede de Proteção Socioassistencial de Guamaré.


A Secretária de Assistência Social e Presidente do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente – Marisa Rodrigues na oportunidade apresentou o cronograma de implantação e execução do serviço de Família Acolhedora no âmbito deste município, onde dia 16 de setembro de 2015, será encaminhado o Plano Municipal para apreciação do Conselho Municipal, a partir daí, a Promotora Sandra estará se reunindo com o poder judiciário e o Ministério Público da Comarca de Macau, para discutir acerca da implantação do serviço no município de Guamaré, para posteriormente fazer o lançamento oficial do Serviço de Acolhimento Familiar.


Ao final da reunião a Drª Sandra, parabenizou o município, pela iniciativa da adesão ao serviço, destacando que Guamaré atualmente se encontra a frente dos outros municípios no tocante ás etapas de planejamento e execução do projeto do serviço de família acolhedora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário