15 de outubro de 2015

O 5º DIA DA III SEMANA DO BEBÊ FOI O REGISTRO DE MUITA ALEGRIA, DIVERSÃO, PREVENÇÕES E CAPACITAÇÕES NA CIDADE DA CRIANÇA EM GUAMARÉ.

A sexta-feira (09) de outubro teve início com uma atividades nos estandes e na escola Jesuíno Vieira de Melo, localizada na localidade de Ponta de Salina em Guamaré, os profissionais da área da secretaria de Assistência Social, através dos serviços dos CRAS, CREAS, Alta Complexidade e o Conselho Tutelar, formaram uma a Roda de Conversa, Para tratar com a comunidade escolar local, sobre o 









tema: Conhecendo para Combater a Violência Sexual na Primeira Infância. Cujo objetivo foi de expandir a orientação (visto que crianças de outras localidades estudam nesta escola) acerca da violência sexual e outros tipos de violência na fase inicial de meninos e meninas.






O Incentivo ao Aleitamento Materno Exclusivo foi realizado ás 15h no pavilhão na cidade da criança, com a participação de gestantes, puérperas, mães de crianças de 0 á 6 anos de idade. 





Essa oficina objetiva a sensibilização das mães participantes, sobre a importância da amamentação exclusiva no mínimo até 6 meses de vida de uma criança e induzindo-as a entender sobre os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, relatando os benefícios para a díade. 




Os enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF) demostraram também como pegar um bebê corretamente e os cuidados com os seios durante a gestação.





Enquanto estava acontecendo à oficina, crianças das escolas participavam de uma Apresentação Cultural no espaço do circo da alegria, com apresentações do Ballet baby class e Orquestra de Flautas Renascer – ASPAM – Programa de Criança Petrobrás. Alunos da Educação Infantil e 1º ano do ensino fundamental e docentes. 











O objetivo foi de incentivar a produção artística e cultural, individual e coletiva das Crianças na primeira infância.


Ao término por volta das 18:30 ocorreu uma Capacitação Sobre Atenção Integral ao Desenvolvimento Á Primeira Infância, com os profissionais da secretaria de Assistência Social. 




Esta formação se refere sobre os efeitos da adversidade no inicio da vida das crianças, considerando as causas e influências no desenvolvimento da primeira infância no município, acerca da atuação técnica junto ás crianças dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dentro das unidades sócioassistenciais.





A palestrante Edna Maria Alves Fernandes (Especialista da Primeira Infância) enfatizou sobre os avanços históricos relacionados as forma de tratamento com a primeira infância, a secretária de Assistência Social, Marisa Rodrigues, expôs a sua opinião sobre o novo olhar a partir daquele 



momento para si mesma e para todos os profissionais que acompanham a primeira infância em todos os setores. Houveram discussões de melhorias no atendimento e acompanhamento para esse público tão especial.



A III Semana do Bebê em Guamaré aproximou as famílias, orientando-as para que suas crianças tenham uma infância feliz. O evento acontece através de palestras, exposições, visitações, capacitações, interatividades e lazer, proporcionados pelas secretarias envolvidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário