terça-feira, 3 de maio de 2016

A COMISSÃO INTERSETORIAL SE REUNI, PARA PLANEJAR A OFICINA PREPARATÓRIA DO II FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF

Aconteceu hoje (03), na Secretaria de Esportes do município, a 2ª Reunião de Planejamento do II Fórum Comunitário, que visa prestar contas das metas estabelecidas pelo Selo UNICEF para redução das desigualdades que afetam crianças e adolescentes e a garantia de seus direitos.


No I Fórum Comunitário, realizado em 2014, foram analisados a situação das crianças e adolescentes do município e os serviços de atenção a este segmento. Também foi um espaço para o debate sobre as desigualdades que afetam a infância e a adolescência e alternativas para a sua superação, por meio da apresentação de propostas que serviram de subsídio à elaboração do Plano Municipal de Ação para a Proteção Integral das Crianças e Adolescentes.


O II Fórum, previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2016, entre os meses de maio e junho. Será a hora de avaliar a caminhada do município rumo aos objetivos do Selo UNICEF e à concretização das Ações Estratégicas de Políticas Públicas e Participação Social.


A Edição 2013-2016 do Selo UNICEF Município Aprovado prevê a realização de dois Fóruns Comunitários, etapas obrigatórias para que o município possa ser certificado. Eles compõem as Ações Estratégicas de Participação Social do Selo UNICEF e são espaços de encontro e diálogo em que a comunidade: 1. Analisa as condições de vida da infância e da adolescência, identifica as políticas públicas e a oferta de serviços; 2. Propõe ações pela proteção integral das crianças e adolescentes e pela redução das desigualdades; 3. Acompanha os resultados de ações, projetos, programas e políticas públicas para meninas e meninos de até 17 anos. Coordenados pelo CMDCA, com apoio do articulador municipal e Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência, os fóruns incentivam e qualificam a participação popular e o controle social das políticas públicas. Também fortalecem o compromisso de diversos atores com a promoção, garantia e defesa dos direitos da infância e adolescência: gestores públicos, técnicos municipais, organizações da sociedade civil, empresários, famílias, comunicadores, lideranças comunitárias, religiosas e adolescentes, conselheiros tutelares, delegados, juízes, promotores, vereadores, entre outros.


Estiveram presentes nesta reunião a Secretária de Assistência Social e Articuladora do Selo Unicef no município – Marisa Rodrigues e os profissionais de todas as Políticas Públicas de Guamaré/RN, a fim de articular toda rede em prol da infância e adolescência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário